Início Classificações Junta de Carvide

Em linha

Temos 3 visitantes em linha
Google

Autenticação



Notícias

Registe-se

Registe-se no nosso Site e tenha acesso a conteúdos exclusivos que estamos a preparar para si.

Visitas desde Maio/2008

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje31
mod_vvisit_counterOntem93
mod_vvisit_counterEsta semana440
mod_vvisit_counterEste mês1524

Parcerias

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Patrocínios

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Apoios

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Publicidade



Junta de Carvide Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 15 Outubro 2010 18:04

Carvide é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 17,31 km² de área e 2 913 habitantes (2001). Densidade: 168,3 hab/km².

FREGUESIA DE CARVIDE

Carvide é uma terra antiquíssima, havendo notícias de que no início do século XIII já existia uma capela consagrada a S. Lourenço, orago da freguesia. A povoação esteve integrada até 1512 na freguesia de S. Tiago do Arrabalde de Leiria, passando, em seguida, a fazer parte de Monte Real, o que se verificou até 1632, altura em que Carvide passou a ser sede de uma nova freguesia. O seu território é banhado pelo rio Lis, que sempre teve grande influência no desenvolvimento económico e social da freguesia, de tal modo que, para além do mais, os terrenos ribeirinhos foram outrora o maior celeiro de milho do concelho de Leiria. Na freguesia existem dois templos que permitem ao povo a realização dos seus actos de culto, como sejam a igreja paroquial, erigida em 1897 e a Capela dos Moinhos. Esta, é de construção antiga, sabendo-se já da sua existência em 1810, tendo sido objecto de remodelação durante o século XX.

Junta de Freguesia Presidente – Daniel Pereira Casaleiro Morada – Rua Tenente Joaquim Duarte Alves , 303 Código Postal – 2425 341 CARVIDE

Telefone – 244612606
Fax – 244612186
Horário de Abertura ao Público: Dias úteis das 9,30H às 12,00H e das 13,00H às17,00H

Enquadramento Geográfico

A freguesia de Carvide ocupa uma área de cerca de 12,5 Km2 a Oeste do Concelho de Leiria confrontando a Oeste com a Freguesia da Carreira, a Sul com a Freguesia de Monte Real e a Norte e a Oeste com a Freguesia de Vieira de Leiria, esta pertencente já ao Concelho de Marinha Grande. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º49’ e 39º52’ Norte e pelos meridianos 8º52’ e 8º55’ Oeste.

Enquadramento Histórico

No ano de 1632 a Freguesia de Monte Real foi dividida em duas, uma das quais é hoje a Freguesia de Carvide cujo Padroeiro é S. Lourenço, por haver desde 1592 uma ermida da invocação ao mesmo Santo. A população ficou de pagar ao cura um alqueire de trigo cada um, os viúvos e viúvas meio alqueire como prestar toda a ajuda nas casas do cura, na Igreja, capela e sacristia.

Património Histórico e Cultural

Igreja Matriz resultante de sucessivas obras de restauração e ampliação da capela da ermida erigida a S. Lourenço. Tem altar mor em estilo renascença e dois alteres laterais, com sacristias e valiosa imagens de S. Lourenço, Santo António e S. João Baptista, entre outras. Do lado direito, no seu frontespício, ergue-se a fonte sineira com um relógio público desde 1934.

Eventos Culturais

(Festas populares e religiosas) Santo António (Agosto) S. Lourenço N. Senhora Santo António

Evolução Populacional

Registos paroquiais indicam que antes das invasões francesas,em Outubro de 1810, a população desta freguesia era de 1.010, sendo 539 depois da retirada das tropas francesas, em Junho de 1812. Em 1732 a Freguesia de Carvide tinha 1.250 habitantes3, tendo vindo sempre a aumentar, sendo cerca de 2494 em 1981 e em 2001 contaram-se 2.913 habitantes.

Actividades económicas

Agricultura, pecuária, comércio, serviços, transformação de madeira, indústria de mobiliário, construção civil, panificação, metalomecânica e serralharia.

Festas e Romarias

S. Lourenço (2.º dom. de Agosto) Santo António (25 de Dezembro)

Património

Igreja matriz Capela dos Moinhos

Outros Locais

Moinhos movidos a água Porto da Cepa na margem esquerda do rio Lis

Gastronomia

Fumeiro e torresmos

ASSOCIAÇÕES DE CARVIDE

TRILHOS DO LIZ, CLUBE RECREATIVO DE CARVIDE, GRUPO DE TEATRO DE CARVIDE, CENTRO RECREATIVO MOINHOS DE CARVIDE, ESCUTEIROS AGRUPAMENTO 1136 DE CARVIDE, CLUBE DE CAÇA E PESCA CARVIDENSE, CENTRO DE ASSISTENCIA PAROQUIAL DE CARVIDE, CLUBE RECREATIVO OUTEIRENSE, CLUBE RECREATIVO LAMEIRO, CLUBE RECREATIVO MOINHOS DE CARVIDE, ASSOCIAÇÃO PIG'S ON SPETAYDE 

Actualizado em ( Sexta, 15 Outubro 2010 18:41 )
 
Copyright ©2008 Trilhos do Liz. Todos os direitos reservados.
Implementação e Alojamento: Claudio Matos.